Falta de conhecimento local é o maior desafio para a indústria global de folha de pagamento

A nossa pesquisa mais recente mostra um aumento no número de profissionais de folha de pagamento enfrentando dificuldades em função dos hiatos no conhecimento da legislação e requisitos locais. Sistemas internos inadequados também representam um desafio significativo.

A falta de conhecimento das regulamentações locais é o maior desafio enfrentado pelos profissionais de folha de pagamento globais e no país, de acordo com o último relatório de tendências da indústria da TMF Group e da Global Payroll Association.

41% dos profissionais de folha de pagamento globais e no país entrevistados relataram uma ‘falta de conhecimento da legislação e requisitos locais de folha de pagamento’– um aumento de 6% em relação a 2016.

A razão mais comum para os erros na folha de pagamento – citada por 30,2% dos entrevistados – foi uma falha dos profissionais internos em entender as regras e regulamentos locais. Isso é compreensível, considerando que apenas um terço dos entrevistados (29,6%) afirmaram ser responsáveis pela obtenção de informações locais de conformidade da folha de pagamento, mas muitas vezes não sabiam onde encontrá-las.

Deborah Williams, Head Global de Linhas de Serviços da TMF Group, afirmou: “O setor de folha de pagamento está fazendo um trabalho extraordinário, apesar de enfrentar regras e regulamentos cada vez mais complexos. No entanto, a falta de conhecimento local é motivo de preocupação, pois tem repercussões potenciais na conformidade. Em última análise, isso pode afetar o pagamento do pessoal e o desempenho do negócio”.

"É encorajador ver que quatro em cinco (79,3%) profissionais de folha de pagamento valorizam ter um contato no país – como é o nosso caso – que fala o idioma local para ajudá-los a se comunicar de forma mais eficaz”.

Outros resultados da pesquisa incluem um número alarmantemente alto de sete em dez profissionais de folha de pagamento (69,4%) afirmando não ter nenhuma ou menos de 50% das políticas globais aplicáveis a todas as folhas de pagamento. Um padrão semelhante surgiu no caso dos processos.

Deborah Williams acrescentou: “A falta de consistência e controle resultante de não ter políticas e processos sólidos de folha de pagamento em vigor deve ser algo preocupante para as organizações que atuam em várias jurisdições, pois isso leva a erros no processamento da folha de pagamento e aumenta o risco de não conformidade”.

"Nosso relatório com a GPA também mostra que muitas organizações ainda não adotaram a tecnologia adequada para apoiar suas operações de folha de pagamento em uma escala internacional. Isso contribui para o fracasso de políticas e processos”.

“Há uma tendência crescente entre as organizações de adotar o middleware para solucionar o problema de tentar lidar com muitos sistemas e fornecedores em territórios diferentes. Atualmente vemos muitas organizações recorrendo ao ao outsourcing da folha de pagamento para atender a essas necessidades”.

Melanie Pizzey, CEO da Global Payroll Association, comentou: “Nossa segunda pesquisa anual com a TMF Group indica que os profissionais responsáveis pela entrega da folha de pagamento em diversos países enfrentam maiores complexidades em muitas frentes. Consequentemente, a transformação da folha de pagamento global é – ou se tornará – uma prioridade para os empregadores, para que eles possam obter consistência em suas operações globais e maximizar o retorno sobre os seus investimentos”.

Os quatro principais desafios enfrentados pelos profissionais de folha de pagamento globais e no país

Desafio

Resultado de 2017

Resultado de 2016